Os anos 60 foram importantes para a história do Reggae, abrindo alas com a criação dos primeiros subgêneros do ritmo como o Rocksteady e o Early Reggae. Já nos anos 70 se deu a ascendência para o movimento com a criação do Roots e do Dub. A fusão do Early Reggae com os preceitos do Rastafári resultou no Roots que, entre tantas características, tem como principal preceito o enaltecimento de Jah.
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Em 1965 a banda The Wailers tinha como inspiração apenas o SKA e o Rocksteady
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A característica que faz o Reggae Roots ter o “molho” da levada é o chimbal em tercinas (três notas em cada tempo), sendo tocados o primeiro e terceiro chimbal, na maioria das vezes. O Reggae Roots tem duas levadas de bateria que caracterizam o ritmo; O One Drop Beat e o Four Drop Beat, na qual o One Drop Beat significa que em cada compasso se toca um bumbo e que este irá bater sempre no terceiro tempo, fazendo com que a levada fique um pouco mais puxada para trás. O Four Drop Beat significa que em cada compasso tocaremos quatro bumbos, um para cada tempo, fazendo com que a levada fique mais andante. Um bom exemplo é a música “Is This Love”, de Bob Marley. Ao ouvir, perceba que o bumbo está sempre nos quatro tempos. Além disso, temos as letras de cunho religioso, a utilização de 2 a 3 metais nas introduções, as linhas de baixo mais lentas e desenhadas, a presença do órgão Hammond nas músicas, o uso do delay; um efeito que reproduz de forma atrasada ou repetida. Por exemplo: a voz, o teclado, ou a caixa da bateria. Geralmente a mesma base é feita simultaneamente entre guitarra e os teclados pra deixar a base mais “densa” e marcada. Esses são alguns dos elementos que caracterizam o Roots.
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A banda jamaicana Black Uhuru surgiu em 1974, impulsionada pela popularidade mundial de Bob Marley & The Wailers, é uma das melhores bandas de Reggae Roots do planeta. |
Neste momento, era comum acompanhar shows de bandas como Black Uhuru e Gregory Isaacs, onde os artistas paravam os instrumentos no meio da música deixando apenas a linha de contra baixo acompanhada da bateria, é a chamada “Cozinha do Reggae”, baixo e bateria. Surge ai então o Dub Wise, um gênero de Reggae que foi o pioneiro nos primeiros dias pelos produtores de estúdio Lee Perry e King Tubby. O DUB conta com uma remistura que é o registro de uma música já gravada anteriormente, mas com nova sobreposição ou combinação de sons com ênfase particular colocada na linha de bateria e baixo. As técnicas utilizadas resultaram em uma sensação ainda mais visceral produzida pelos instrumentos. Os produtores começaram a reservar o "lado B" do vinil apenas para o DUB instrumental, os artistas começaram a ter duas versões de sua música prensada no mesmo vinil; a "original" localizada no "Lado A" do vinil com a voz do artista e o resto dos instrumentos presentes, e a "DUB version", localizada no "Lado B" do disco, que contava com a forte presença de baixo, bateria e sintetizadores numa versão apenas instrumental
“King Tubby Meets Lee Perry Megawatt Dub” é um belo disco que consiste em faixas instrumentais de Dub feitas no final dos anos 70, misturadas e projetadas pelos ícones do reggae King Tubby e Lee Perry os pioneiros do Dub na Jamaica e no mundo. O álbum trás ritmos como SKA, Rocksteady, Early Reggae e Roots, todos em “Dub Version” facilitando assim, para os ouvintes o reconhecimento do subgênero abordado no texto.

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